O que é um paralegal e como posso me tornar um?

por De Paula e Nadruz Advogados

18/05/2017

Pela legislação aprovada através do Congresso Nacional, o paralegal é um profissional que pode exercer todas as atividades inerentes a um estagiário de advocacia.

O paralegal é um profissional com bacharelado em Direito, que não tem registro de advogado, ou seja, que não tem ainda a aprovação nos exames da OAB. A Lei, aprovada em 2014, modifica o Estatuto da Advocacia, permitindo que um bacharel também possa trabalhar em conjunto com um advogado, sob sua responsabilidade.

O paralegal pode trabalhar durante um prazo de três anos nessa atividade, período exigido para que consiga aprovação no exame da OAB, podendo, a partir daí, continuar trabalhando como advogado.

 

Como trabalhar na atividade de paralegal?

Para trabalhar como paralegal, o bacharel em direito precisa comprovar sua capacidade civil, apresentando o certificado de graduação em Direito, bem como o título de eleitor e quitação com o serviço militar, no caso de homens. Além disso, o paralegal só poderá exercer atividades ligadas à advocacia.

Suas atividades se limitam a ajudar o advogado a preparar a documentação para processos e realizar outras que são permitidas a estagiários, como fazer consultas em processos e pesquisas na legislação.

Nós do De Paula e Nadruz Advogados contamos e incentivamos o importante papel de um Paralegal dentro do escritório.

[ Fonte: Jurídico Certo ]

Tags: Dicas, Gestão, Judiciário, Outros

Categoria: Outros

Deseja realizar um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre nossos serviços? Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Preencha o campo nome. Preencha o campo whatsapp.
Preencha o campo e-mail.
Digite seu e-mail
Erro ao se inscrever
Enviado com sucesso. Obrigado!
Desenvolvido por WHITE Comunicação Eficaz ©