O que esperar do Esocial para 2020?

por De Paula e Nadruz

08/01/2020

O que esperar do Esocial para 2020

A partir de janeiro de 2020 o eSocial passará por algumas mudanças, no contexto proposto pela Lei da Liberdade Econômica, e o próprio Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, ressaltou isso. 

Uma dessas mudanças é a substituição do atual sistema por dois novos ambientes, uma para as informações trabalhistas e previdenciárias e outro para as informações tributárias. Como esse novo modelo, ao invés se fazer a transmissão de todos os eventos em um mesmo ambiente, as informações trabalhistas e previdenciárias serão centralizadas em um sistema e as informações tributárias em outro.

A outra mudança é a diminuição das informações que devem ser prestadas pelos empregadores, o que vai diminuir o número de campos a serem preenchidos e a exclusão de eventos inteiros.

As informações requeridas a partir de 2020 serão apenas aquelas que promovam a efetiva substituição de uma obrigação acessória, desde que não sejam redundantes ou que não constem nas bases de dados do governo.

Cabe ressaltar ainda que, conforme anunciado, os investimentos já feitos pelas empresas (treinamento, capacitação softwares) será respeitado, uma vez que a forma de transmissão de dados, via web service, será mantida e os dados e integração serão mantidos. 

Com essa alteração as regras passam a ser mais flexíveis, facilitando o envio das informações e reduzindo ao mínimo possível os erros provenientes de informações incorretas.

 

Tags: Dicas, Direitos, Gestão, Informativos, Mercado, Negócios

Categoria: Informativos

Deseja realizar um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre nossos serviços? Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Preencha o campo nome. Preencha o campo whatsapp.
Preencha o campo e-mail.
Digite seu e-mail
Erro ao se inscrever
Enviado com sucesso. Obrigado!
Desenvolvido por WHITE Comunicação Eficaz ©